RECEITA PARA ESQUENTAR O CORAÇÃO DA FAMÍLIA
1) Passe uma semana inteira tentando pensar com o estômago de cada um dos integrantes da sua família até cair a ficha do prato perfeito. Imagine o contato deles com o alimento. O visual e o tato são importantes também. Comer com palitinhos, por exemplo, para uma família brasileira, nem sempre é fácil. Para a minha família escolhi um prato fácil e quente: uma carne ensopada. Para combinar, purê de abóbora, que é de uma cor de laranja bem viva.
2) Fique aberto para inspirações externas. Vi um livro que me chamou atenção, acabei comprando: "Nunca treze à mesa", da italiana Orietta del Sole. Ela conta que um poeta amigo dela fritava dentes de alhos inteiros, com casca e tudo. Testei. A primeira leva queimou. A segunda leva deu certo, mas eu me queimei, a ferida ainda dói. Esses eventos são marcantes mesmo. Enfim, reservei o alho, pronto dois dias antes, para fazer o que ainda não sabia bem.
3) Um dia antes do jantar, deixe algumas coisas prontas e picadas, para não ficar muito cansado/a ao fazer tudo de uma vez.
4) No dia do jantar, acorde cedo e já comece a conviver com o alimento. Eu levantei às 7h40 e antes do meio-dia já tinha cozido a carne na panela de pressão para deixá-la macia. Ao longo do dia, até duas horas antes dos convidados chegarem, eu colocava temperos, aos poucos, e experimentava. Em alguns momentos ficou muito apimentada, em outros ficou com pouco sal. É preciso deixar a carne descansar com os temperos para saber o que vai se sobressair. Escolha ingredientes que aqueçam o corpo, como temperos picantes e estimulantes. Na minha carne ensopada eu coloquei páprica, canela, pimenta do reino, bacon (previamente frito), vinho e muito alho.
5) Prepare o ambiente e a música. Escolha os lugares onde as pessoas se sentarão e arraste os móveis, se necessário. Tire as lâmpadas, arrume luminárias suaves e seja estratégico/a na decoração: em cada canto da sala de jantar para onde o convidado olhar, deve ter uma surpresinha: uma vela acesa, luzes de Natal, um desenho que você fez, uma foto etc. A música é importante. Para agradar desde a minha avó de 80 e poucos até minha irmã adolescente de 16, tive de quebrar a cabeça.
Um comentário:
parabens pelo blog.....
queremos mais receitinhas....bjos,mari
Postar um comentário